Trabalhando com gênero textual:
Texto: Língua de Caetano Veloso.
Objetivos:
Espera-se que os alunos entendam que língua não é o mesmo que linguagem.
Conscientizar os alunos que a língua tem caráter social .
Espera-se que os alunos compreendam que a língua e fala apresentam diferenças.
Conscientizar os alunos que a língua é de uso coletivo mas a fala é de uso individual, ou seja, que a maneira como usamos a língua para nos expressarmos depende de onde somos, o que somos, etc...
Espera-se que os alunos entendam que língua não é o mesmo que linguagem.
Conscientizar os alunos que a língua tem caráter social .
Espera-se que os alunos compreendam que a língua e fala apresentam diferenças.
Conscientizar os alunos que a língua é de uso coletivo mas a fala é de uso individual, ou seja, que a maneira como usamos a língua para nos expressarmos depende de onde somos, o que somos, etc...
Procedimento: Fazer a leitura do texto, explicando alguns verbetes e expressões presentes na canção.
Material necessário: fotocópia da letra da música e aparelho de som ou similar.
Língua Caetano Veloso Gosta de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões Gosto de ser e de estar E quero me dedicar a criar confusões de prosódia E uma profusão de paródias Que encurtem dores E furtem cores como camaleões Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade E quem há de negar que esta lhe é superior? E deixe os Portugais morrerem à míngua "Minha pátria é minha língua" Fala Mangueira! Fala! Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó O que quer O que pode esta língua? Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas E o falso inglês relax dos surfistas Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas! Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate E - xeque-mate - explique-nos Luanda Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo Sejamos o lobo do lobo do homem Lobo do lobo do lobo do homem Adoro nomes Nomes em ã De coisas como rã e ímã Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã Nomes de nomes Como Scarlet Moon de Chevalier, Glauco Mattoso e Arrigo Barnabé e Maria da Fé |
Analisando o texto
1. Que sentidos a palavra língua adquire no verso.
Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões.
2. Por que as palavras rosa e pessoa aparecem com letra minuscula e maiuscula? Qual a diferença de sentido de cada uma delas neste contexto.
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
3. Leia o primeiro verso do soneto de Olavo Bilac, intitulado Língua Portuguesa
Última flor do Lácio, inculta e bela
Qual a relação desse verso com os seguintes.
Fala Mangueira! Fala!
Flor do Láco Sambódromo Lusamérica latim em pó.
Sabemos que sambódromo é uma palavra criada especialmente para designar o local onde desfilam as escolas de samba durante o carnaval, quem o compositor está conclamando a falar? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário